30.11.09

Caça no Gelo

No Canadá e na Noruega pratica-se um “desporto” que consiste em matar focas bebés.

Como é que podem chamar de desporto à morte de animais inofensivos? Isto não se chama desporto, mas sim crueldade perante outros seres vivos.

Por vezes, pergunto-me “será mesmo que o Homem é racional?”. Se somos capazes de fazer grandes descobertas, acho que também podemos parar para pensar no absurdo que estes homens fazem por puro prazer.

Esta atitude desumana pode causar vários estragos nos ecossistemas.

Com estas mortes desnecessárias, podemos acabar com uma geração de focas.

29.11.09

Estereótipo do Estilo Emo

Existem diversos estereótipos quanto ao estilo Emo. Os habituais são que os conhecidos “Emos” são pessoas que estão sempre deprimidas, que se auto-mutilam, e que não são felizes. Todos os adolescentes da actualidade (salve raras excepções) não conhecem os Emos pelo que são, mas pelo que ouvem dos outros. Na verdade, não existe a “pessoa Emo”, devido a este estereótipo sem nexo foi criado como uma maneira de os outros nos verem, daí verem uma pessoa que pensa de maneira mais sensível ou que sente mais que o habitual, é automaticamente chamada Emo pela sua forma de ser e vestir. “Emo”, a expressão, vem da palavra “Emocional”, que por sua vez foi criada do estilo de música “Emocore”, devido às letras tocantes e sensíveis que compõe as músicas. Na verdade, uma chamada “pessoa Emo” é tal e qual todas as outras pessoas, apenas tem opiniões diferentes de assuntos banais devido à sua criatividade e sensibilidade, e expressa-se sozinha, pelas suas palavras escritas, porque devido a não ter medo de expressar o que sente, o que é, e quem é, é que este estereótipo ofensivo foi criado. Sim, existem “Emos” que são esse estereótipo, mas são os quase desconhecidos “Scene Kids”, que seguem o estereótipo de “Emo”, se vestem como supostamente os “verdadeiros Emos” se vestem, mas não são “Emos”. Uma pessoa chamada Emo é o que sempre foi, uma pessoa igual às outras, que faz o que gosta, diz o que quer, que não tem medo de mostrar o que sente e que não segue as influências dos outros.


PhillGothDragon

26.11.09

A tua perspectiva

Já podes fazer comentários aos posts; atreve-te a apresentar a tua perspectiva!

25.11.09

"Alegoria da Caverna" por Mariana Miranda



Clica na imagem para a veres em tamanho real.

18.11.09

"Alegoria da Caverna" por Margarida Coelho



Este foi o desenho que eu fiz, para demonstrar o texto que lêmos, sobra a Alegoria da Caverna, na aula de filosofia.

16.11.09

Duas lembranças

1. Lembro que o TPC consiste em fazer o resumo do texto da página 51.

2. Recordo, ainda, que estou à espera dos trabalhos de desenho da Alegoria da Caverna.

Critérios de correcção do primeiro teste sumativo

Deverás descarregar os critérios de correcção do teste em formato PDF, aqui, e fazer a tua correcção (a entregar ao professor), mediante os seguintes tópicos:

- O que me faltou referir;
- O que referi erradamente;
- O que referi desnecessariamente.

- Atender também à estrutura desejável e à correcção do português.

Após isto, proceder à correcção completa das resposta erradas.

11.11.09

Aquilo em que cada um se tornará?


«É-me doloroso ver as crianças da escola, na pujança das suas virtualidades, tornarem-se, daqui a vinte anos, seres comuns, inteligentes e não vibrantes, tenazes e não criadores, amantes e enganados.» Maria Gabriela Llansol

Queres comentar?

4.11.09

A escola mata a criatividade?













Neste filme bem-humorado, Ken Robinson defende a tese de que a escola pode matar a criatividade. Concordas? Se sim, o que proporias para inverter essa tendência?

Se gostas de ideias fascinantes, inspiradoras e cómicas, aconselho-te a visitares o site donde foi tirado o filme, aqui.

Boas-vindas

Caros alunos do 10ºN,

este espaço é vosso.

Terão oportunidade de desenvolver aqui ideias que surgem no decorrer das aulas, ou mesmo outras que julguem apropriadas a uma disciplina onde se pretende que a vossa criatividade e a vossa leitura informada do mundo não sejam amarfanhadas. Basta usarem o email e a senha de entrada que vos irei fornecer para editarem os vossos textos, desenhos ou reflexões sobre os livros, os filmes, os quadros, notícias, etc., que vos impressionaram ou mudaram o vosso modo de ver o mundo. Mas não vos quero influenciar demasiado sobre o uso que poderão fazer deste espaço... Avancem com ideias originais.

Por uma questão prática, usá-lo-ei também - ao espaço - para vos permitir o acesso a material que dou nas aulas e para vos manter informados acerca de algo que seja necessário para o decurso normal das aulas.